"Acredito que o errado é aquele que fala o correto e não vive o que diz"


"Arte de exigir dos outros aquilo que não se pratica"

Tenho certeza que muitos de nós já ouvimos de nossos pais: - Faça o que mando, mas não faça o que faço. O nome disso é Hipocrisia deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Atores gregos usavam máscaras para representar o papel que faziam, escondiam seus rostos, daí criaram o termo representando o modo como ocultam a realidade atrás de aparências. Vivemos no mundo assim, e por desesperador nos adaptamos.
Começo deste mês um índio inicialmente identificado como Matake Terany tinha o sonho de voar de parapente do qual foi realizado e exibido pela mídia, o sonho do suposto do índio teve uma repercussão imensa, bem aceito e recebido pelos moradores de Alfredo Chaves, região Serrana de Espírito Santo , quando no ultimo dia 14 novamente ele virou noticia acusado de pedofilia em Búzios (RJ), foi então que a máscara do suposto índio caiu, na verdade nasceu no estado do Rio de Janeiro, registrado no nome de Carlos Alberto Monteiro da Silva e criado por uma mulher da tribo Yanomami no Amazonas. Neste exemplo encontramos fraude, crime, dentre outros, porém, não deixou de haver hipocrisia, pois este homem fez palestras, visitava escolas e outras tribos, outras culturais e transmitia um caráter do qual ele não tinha, ilusão de que era uma boa pessoa e não passa de um criminoso, de um infeliz que violentou uma criança e ainda assim ir em palestras, em escola, em convívio com a sociedade passando de bom exemplo.
Existem várias pessoas, em todo canto que são assim e não sabemos, novamente contamos com o tempo pra responder e cautela em ceder credibilidade a quem não conhecemos. Em verdade somos todos inocentes, acreditamos muito no ser humano, somos guiados pela boa comunicação, induzidos pelas aparências e quando nos damos conta já fomos vetados pela máscara.
No meio de todos esses porém, todavia, entretanto, existe a afirmação de que quando somos capazes de diferenciar tais modos de ações, somos também capazes de fortalecer a sinceridade, que as vezes sai como sacarmos, ironizando o real.
Quando falamos de real, questionamos sobre sociedade, ela é o fator dos fatores, e nela habita o possível e impossível, assim como diz o linguista e analista social Noam Chomsky, que relata o seguinte sobre a hipocrisia:  "... aplicar a nós mesmos os mesmos valores que se aplicam a outros", em outras palavras ela é o mal da sociedade e promove injustiça, guerra e desigualdade, questões inteiramente relacionada ao social no quadro de autoengano, quando a hipocrisia é um comportamento necessário ou benéfico para o homem e sociedade. Bem como François duc de la Rochefoucauld revela que:  "A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude", ou seja, ela finge emular sentimentos corretos, virtuosos , socialmente aceitos.
Contextualizando, é  viver a duplicidade de personalidades, abordar o que é e viver o que não é. Quando impostamos morais da quais não faremos, quando pronunciamos um conceito sabendo que ele é o correto e mesmo assim exercemos o errado, agimos infinitamente com hipocrisia, se tem uma raridade da qual não encontramos é ser sincero, que é até engraçado, definimos como defeito a sinceridade!
"Bons preceitos está em não influenciar o incoerente no teu egocentrismo moral e desprezível."

Comentários

Postagens mais visitadas