ISOLAMENTO SOCIAL


"No coração do sonho estou sozinho. Estou no isolamento perfeito da criatura diante do mundo" (Albert Béguin- França)
No espelho da citação acima, pode-se ter reflexos de vários comportamentos sociais nos últimos dias. Mas, como bom ser pensante, o que é isolamento social além dos conceitos que já encontramos? Muito além do afastamento com a interação social, isolamento é uma forma de salvar vidas e respeito com a humanidade.
Não é a primeira vez que o mundo passa por um distanciamento social, e o único desejo do momento é que seja somente mais essa experiência. A gripe espanhola chegou aqui no Brasil no final de 1918, deixando um quadro de mais de 35 mil óbitos, inicialmente a população naquela época seguiu o raciocínio aplicado pela caos da peste negra em Londres, onde não adotaram medidas de prevenção, acreditando na hipótese de sobrevivência dos mais fortes, o que resultou na dizimação de metade dos Londrinos. Entretanto, a gripe espanhola desencadeou uma forma de diminuir os danos, lavar as mão e evitar contatos com outras pessoas.
A pandemia que vivemos atual, infelizmente, ainda não existe controles e nem tecnologia para reduzir a contaminação. O que existe de certo é a conscientização da pessoa em afastar-se. Mesmo não recebendo o devido apoio do Governo Federal, assim como do Ministro da Saúde que se equivocou em dizer que o "crescimento do Covid-19 não foi explosivo no Brasil", devemos seguir como exemplo atitudes implantadas por países, que venceram de forma sofrida outras epidemias, adotando atos de conscientização e alto nível de humanismo e maturidade, simples e resultante como o isolamento social.
O Brasil possui milhões de habitantes, um país bem maior que muitos, rico em cultura,com uma lamentável divisão na economia, educação, infraestrutura e saúde. Todavia, o vírus não identifica as condições da pessoas, ele afeta com o objetivo de vencer a alma. E nada mais compreensivo em um momento como este transformar essa divisão em um laço de união contra o Corona e retirar um aprendizagem de tudo isso. Afinal, na data de hoje, exitem mais de 3 mil brasileiros mortos, dentre eles desconhecidos e conhecidos até mesmo nacionalmente, pessoas com elevado porte social e outras com rendas miseráveis, pessoas que partiram com planos, sonhos e com fé em Deus e na Ciência, morreram pessoas que cumpriram o isolamento e por infelicidades contaminado por um descrente no ato, morreram pessoas que ao entrar no hospital pela Covid-19 já se despediram de seus familiares por não saber se os veria novamente, assim como seus entes, pois caso o pior acontecesse nem uma despedida digna aconteceria.
Sabe a citação inicial? O coração não esta sozinho, esta carregado de boas companhias que queremos rever e sorrir depois desse momento, pois o isolamento perfeito é cuidando de mim, criatura, para assim cuidar o que esta diante de mim, o mundo. Quanto a aprendizagem com tudo isso? Alguns só se mobilizam se o interesse for pessoal, caso contrário dana-se os outros. Engraçado, acho que é o que vivemos atualmente com a política, em verdade com o representante executivo do meu amado Brasil. Então, podemos acreditar que um fase muda a história, que possamos ter a dignidade de fazer essa fase menos desastrosa.

Comentários

Postagens mais visitadas