"... Se Ergues da Justiça a Clava Forte ..."


"Gigante pela própria natureza, és belo, forte, impávido"
Fazendo um raio-x dos presidentes do Brasil encontramos um traço muito comum e presente: o militarismo! Não desrespeitando a organização. Afinal tenho um respeito admirável pelos guerreiros da Pátria. Entretanto, como tudo nesse mundo tem dois lados, as vezes até mais, alguns desses grandes heróis desviam do caminho da luta e proteção e invadem a política. O que acredito não ser um casamento legal, mesmo tendo relações de dependência. Apesar disso compuseram grandes parágrafos da História com extensos relatos.

Depois do grande feito da Revolta da Farroupilha que escolheu o Marechal Fonseca como representante da República Federativa do Brasil, veio a chamada República da Espada onde a cadeira presidencial era ocupada somente por militares e representantes da oligarquia rural do sudeste, "política do café com leite". Todavia, a história não carrega somente essa presença dos militares, tem aquela fase que foi considerada uma das piores cicatrizes do Brasil. Surgiu com outro Marechal, chamado de Castelo Branco, sua administração foi marcada por decretos-lei e Atos Inconstitucionais onde tiravam quem era contra o seu governo do caminho, esse ano foi em 1964. Logo após, veio outro Marechal, olha que coisa! Costa e Silva, este fortaleceu ainda mais os Atos Inconstitucionais dentre o mais histórico e conhecido como AI5.

Mas, porque resolvi fazer essa viagem no tempo? Vejam que em 2020 querem fechar o Congresso Nacional, mudar a Constituição, instaura a censura e promover a interferência dos militares ao poder, acompanhados dos grandes empresários do sudeste, ahh... cujo empresários são exploradores sem apreço algum pelo meio ambiente e "banana" para classe operária. Notaram a relação? E a saúde, sabe o que é? Números e gastos. Fora que no governo dos Marechais citados só existiam dois partidos, como agora. Que bizarro! Não levanto bandeira nem D nem E, acontece que o Brasil está em uma rota estranha e muitos de seu povo acompanha cegamente. E a Corrupção? Não deveria ser normal, mas existe! Os presidentes anteriores foram corruptos, assim como faltaram em muito com seus deveres, não honraram promessas, não atenderam de forma coesiva e coerente as demandas, ainda assim, não regrediram, não abusaram do poder, não agrediram a Constituição. Entende agora?

Comentários

Postagens mais visitadas