Casamento?


" Não são dois corpos que se unem, mas sim duas mentes diferentes que se proporcionam a dividir razões para continuar..." 
A reflexão sobre casamento vem de sua própria origem, casamento vem de "casa", esta que exprime "lar" e matrimônio vem de "mãe" está que remete a família, e tem algo que remete ao pai? sim. Patrimônio, ele que constrói o bem da família. Mas, sem fugir do casamento, o que criou essa instituição? Para os cristãos o casamento surgiu como forma de fixar o elo com os interesses de Deus e para o Estado o casamento é uma forma de contrato. Atualmente vivemos com as duas situações.
Mas, a ideia de contrato sempre foi nítida, afinal o acordo entre as partes de serem unidos e que o companheirismo será a base de ambos é um contrato. O que também não será eterno, atualmente existem em nossa cultura forma de desfazer o contrato. Mas o que nós queremos conversar mesmo? Diferente de outros conteúdos por aí sobre casamento, conceitos e coisas afins que podemos muito bem pesquisar, o interesse aqui é relatar de forma mais próximas sobre o que a união conjugal proporciona.
"Casamento não é fácil, existem seus altos e baixos", quando eu ouvia essa frase achava tão clichê, afinal todos nós sabemos que conviver com outra pessoa é um desafio, entretanto conviver com quem você escolheu, com quem você ama é uma desafio maior ainda.
E não existe formula mágica para um casamento perfeito, porém existe uma forma que pode ajudar, paciência, lealdade e interesse.
A paciência é em saber que o outro tem seus defeitos, e tentar muda-lo não será possível se você não der exemplos de uma boa flexibilidade, ou seja, demonstrar agindo com a pessoa como queria que fosse tratada ou que fizesse e aí entra a paciência, esperar com o tempo que a pessoa assim faça, não adianta cobrar, gritar ou brigar com a pessoa exigindo mudanças se você mesmo não as faz.
A lealdade surgi no momento em que você fecha o acordo de companheirismo, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, é quando vocês dormem juntos e a confiança flui, é quando você pode ter a certeza de que do outro lado está a pessoa, isso tem que ser reciproco, ambos tem que sentir isso, a maior consequência positiva de um casal leal é a fidelidade entre eles.
Só existe casamento se houver interesse, caso contrário não são casados, são seres que moram juntos. O interesse leva o casal ao crescimento, juntos ele constroem uma linda história, carregada de aprendizagem, risos, choros, lutas e conquistas.
Talvez essas seriam as três palavras mágicas do casamento, o que antes de tudo depende do que realmente o casal busca, casamento não pode ser um dependência de ambos, não pode ser uma posse, não pode ser um dor. Se não existe a leveza entre o casal de administrarem seus espaços e ainda assim unirem os mesmo, o casal não saberá o limite de cada um.
O fato de no inicio as flores serem constantes, os cuidados e mimos serem mais frequentes e com o tempo tudo se desfaz, em alguns casos não foi o descaso, ou outra pessoa surgindo na história, mas sim o fato de já saber qual o real interesse do casal, que as vezes não se remete as palavras bonitas, presentes, mimos sem motivos, mas sim as ações pequenas e importantes para ambos.
Portanto, matrimônio tende a gerar patrimônio que são além de bens materiais, são relações que transmite o real sentido da palavra amor, viver um desafio amando alguém diferente da gente. Não esquecendo de se amar primeiro, para assim dividir o amor que transborda em você. Entretanto, o amar alguém não significa ser doente pela pessoa e manter algo forçado justificando que ama. Viver com alguém sentindo mais dor, mais pressão, medo, não é um bom sinal. Então viva com alguém que te faz ser quem realmente é. 
"O casamento é a simbologia de seres diferentes que exprimem amor e a família é uma continuação desse amor, assim também ocorre quando seres do mesmo sexo se unem e fazem a continuação"

Comentários

Postagens mais visitadas