Um Mundo Negro


"Ser negra,
De versos e reversos,
De choro e risos,
De verdades e mentiras,
Como todos os seres que habitam na Terra"
 
O trecho da poesia acima é de Geni Mariano Guimarães, Integridade. Relata sobre a sensibilidade, verdade integral da pessoa negra. Para quem não me conhece sou negra, e muito diferente dos outros textos, quero hoje falar de experiências próprias quanto as formas de tratamento da sociedade quanto a minha raça. Atualmente o mundo está em protesto contra o racismo, mais um negro perdeu a batalha contra os "brancos desumanos", ainda tenho uma esperança enorme de um dia vencermos a guerra, não contra o racismo, mas, sim aos humanos desumanos. 

O que não consigo entender é o porquê dessa diferença de tratamento e respeito quanto a raça da pessoa, as origens, as condições, ideologias dentre outras. O ser humano julga pelo rotulo, a história, o caminho, são desmerecidos, ainda mais quando se trata de um povo sofrido e pobre, que pela bondade permitiu ser explorado. Assim que vejo meu povo, ele construiu o mundo, cada parte do mundo tem sua marca, seu sangue, foi usado como marcação de território, foi produtor da moeda, cultivador de culturas e ainda assim esquecido. 

Na minha infância eu ouvia diversas histórias, heroicas ao meu ponto de vista, de grande figuras da história que representava a força de um povo ferido. Mas, reinava a bondade, a compaixão, o respeito pela criação divina, a religiosidade, meu povo tem muita fé, é corrompido pelos espertos, mais guarda consigo o ego e deixa teu próximo povoar, os domínios saem de suas mãos, todavia o mérito é do mais claro. O mundo aos poucos ver essa qualidade, entretanto ainda tem aqueles que insistem em se sentirem melhores por serem claros, porém escuros de almas. 

Sou mãe de uma criança branca, e todas as vezes que saio com ele e ele me chama de mãe, sempre escuto : " é teu filho? nossa nem parece com você! Ele é branco!" Nada ofensivo não é? Errado! Essas palavras são os famosos atos discretos de preconceito. Sim, uma negra com um menino branco no minimo ela é babá dele, mas perguntam para ter a certeza. O que mais desejo é criar meu filho longe desses conceitos, mostro que o amor não tem cor, não tem religião, não tem sexo, o amor tem respeito e uma linda história. Ensino ele mais do que tudo, a conhecer sobre qualquer coisa antes de julgar, ensino relatando, mostrando, convivendo. Relato a forma como enfrentei as pessoas que discriminavam o fato de eu ser negra, me relacionando com um branco, ser jovem me envolvendo com uma pessoa mais velha, seu pai. Tudo isso é condenado pela sociedade, branco casa com branco, jovem com jovem, homem com mulher, rico com rico, a sociedade limita o amor e se amargura condenando quem não segue a "listinha" para a salvação. 

As piadas, as cotas, as limitações de empregos, o currículo maravilhoso,todavia não se enquadra na estética da empresa. A violência caracterizada pela raça e condições econômicas, o exemplo perfeito de sociedade inclui o negro como a base que sustenta, porém escondida. Não é se fazer de coitado, somos muito mais que nós mesmo, mais do que adianta uma maioria lutar, se a minoria que manda não quer? Adianta criar uma lei a todo maus trato com os negros? Resolveria a cada conquista negra ser aplaudida? Terá sempre minha admiração, contudo deveria ser algo normal como tudo que é para um ser humano branco. Todavia, nosso mundo não é um mundo normal e acha glorioso menosprezar e exaltar o desfavorecido. O campo será de lutas, protestos sempre, até que possamos aprender que a educação de respeito e moralidade parte de nós educadores, aí sim a visão muda.
  

Comentários

  1. Boa noite tudo bem? Sou carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Se valiente, amigo. Personalmente soy antirracismo. No me gustan las cosas discriminatorias. Para mí, personalmente, la diferencia en el color de la piel, el idioma, la raza o lo que sea es hermosa. Excepto por la violencia y la intimidación, por supuesto.
    Saludos de amistad de mi parte en Indonesia.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma profissão em que lido todos os dias com todas as raças e etnias. Felizmente, NUNCA tive qualquer problema, fosse de que género fosse, com alguém fosse branco, amarelo, negro ou outra cor.
    TODOS somos HUMANOS, filhos de Deus. TODOS construímos o mun do. TODOS somos IRMÃOS. TODOS temos a mesma cor de sangue. O racismo é uma das piores, senão a pior, Pandemia do mundo. Há que a exterminar (racismo nunca)
    Se não se respeita o negro porque se vai para a praia para ficar negro?
    Fiquei seguindo

    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas